sexta-feira, 3 de maio de 2013

O tal do Quartenium-15

Desde que eu soube sobre esse possível vilão no banho do meu filho, comecei a pesquisar na internet sobre os verdadeiros riscos desse componente. Vamos começar do começo.
Quartenium-15 (dou Ctrl + V toda vez que cito esse nome aqui hahahaha) é um componente químico presente em vários produtos cosméticos para evitar a deterioração e contaminação, ou seja, preservar o produto. Há algum tempo, estudos apontaram que esse componente é um possível liberador de formaldeído, substância conhecida por ser cancerígena, além de frequentemente causar alergias. O que eu mais ouvi sobre o dito cujo é que está presente nos shampoos da marca Johnson's e todo aquele papo "Salvem seus bebês, os mantenham longe da J&J". Oh, santo sensacionalismo!
Vamos aos fatos, pelo que li e pesquisei, não há estudo conclusivo sobre o Q-15 que o relacione com o câncer, além do mais quantas coisas já ouvimos dizer que dá câncer? Em contra partida, vários estudos indicam a ligação entre o Q-15 e o formaldeído, então o prudente é mantermos nossos filhos longe dele, porque no mínimo ele é um alérgeno potente (mas vejam bem, alergias são visíveis e podemos trocar de produto ao menor sinal de uma).
Após todo esse blá-blá-blá, fui dar uma olhada nos produtos que tinha aqui em casa e... Surpresa! O shampoo Johnson's tão criticado não continha Q-15. Parece que a pressão popular para que eles tirassem o componente da fórmula surgiu efeito e nos lotes mais recentes já não se encontra mais o causador de intrigas.

Já no shampoo de camomila da Disney, o Q-15 está presente, mas como era justamente o shampoo que eu já estava usando no Enzo, eu continuei usando.
1º é só um frasco que tinha aqui e já estava aberto mesmo.
2º ele não apresentou nenhuma alergia.
3º não pretendo comprar mais da marca, nem de outra que use esse componente.
Por isso acho que a razoabilidade deve estar sempre presente, afinal, não adianta jogar fora um produto que contém o componente vilão da vez, sendo que diariamente nossos bebês são expostos a tantas outras químicas. Mas por óbvio, também não é preciso continuar comprando um produto que pode, ou não, ser prejudicial.
E se querem uma dica, um produto ótimo é o sabonete líquido da Natura que pode ser usado dos pés à cabeça, tem cheiro ótimo e é livre de Q-15! Foi o primeiro produtinho do Enzo (indicado por uma amiga da minha sogra) ótimo para os primeiros banhos, principalmente porque o fato de ser líquido e ter esse estilo de embalagem ajudam na falta de prática do começo.

No mais, meu conselho é ler muito, estar constantemente se atualizando sobre esses assuntos, e sempre prestar atenção aos rótulos dos produtos antes de comprá-los!

Obs: Todas as imagens nesse post foram retiradas do Google Imagens. 




3 comentários:

  1. Oi Cah, como eu disse, eu estou acompanhando seu blog, e estou adorando seus posts...Que o blog te dê muito sucesso e mais segurança para educar, criar e dar mais amor para o Enzolícia...Tenho certeza que com uma mãe dessas, ele não precisa de mais nada! Te amo! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luuuh! Você me deixa até sem palavras falando essas coisas, também te amo irmãzinha! Beijos

      Excluir
  2. A minha baby tem alergias a tudo da natura mamãe e bebê.. ela empola inteirinha..

    ResponderExcluir